quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Misteriosos Incas


Eu decidi ler o livro “Incríveis Incas”, do autor Terry Deary, porque achei a capa misteriosa. Nela tem uma lhama e dois incas querendo sacrificá-la, como se fosse normal isso.
Na sinopse ele faz perguntas, que são respondidas no livro, e ainda meio que te induz a ler. Outra coisa é que gosto dos livros das coleções “Saber Horrível” e “Mortos de Fama”, porque nessas coleções eles dão características, costumes estranhos, curiosidades, e às vezes interagem com o leitor fazendo perguntas sobre o conteúdo do tema, experiências que o leitor pode fazer e questões de múltipla escolha.
Esse livro fala sobre os incas (óbvio), conta bastante sobre os costumes, mas ao mesmo tempo fala resumidamente sobre cada um deles, porque nenhum costume é igual ao outro, e em quase todos existe um sacrifício de lhamas em grande ou pequena quantidade e não são todos no mesmo lugar, um é no templo para um deus e outro é na floresta para outro deus, por exemplo. E com desenhos para entendermos mais facilmente.
Conta suas crenças, rituais, sacrifícios (coitados(as) dos que foram sacrificados). Esse livro tem histórias, mas não sendo como “Era uma vez...” nem nada disso, elas servem somente para ajudar o leitor a entender os incas e seus movimentos, às vezes o escritor traz umas piadas, as histórias não são necessariamente no mesmo lugar.
Mesmo tendo várias histórias, algumas se unem contando um assunto grande.
Existe uma que passa por várias outras histórias falando sobre reis, rainhas, dramas, sucessores, mortes e problemas. É a história de Pizarro (ou Chicão) que é muito estranha, porque ele foi criado por uma porca (seus pais o abandonaram). Foi um explorador muito importante para Tahuantinsuyu. Chicão e mais alguns soldados foram buscar segurança em uma ilha, mas bem poucos ficaram com ele, esses que ficaram foram chamados de os “Treze Gloriosos”.
Aconteceu uma guerra entre ele e os Incas, Chicão trapaceou e usou o imperador para obrigar o povo dele a trazer seu ouro. Depois de suas aventuras, Pizarro estava construindo um palácio, foi atacado e morto.
Gostei dessa leitura porque ela traz muito conteúdo, piadas e ainda com desenhos. Não tive uma parte favorita, nem uma parte de que não gostei, mas mesmo assim o que mais gosto é ler os quadrinhos. Eu recomendo essas coleções para quem quer conteúdo de povos, ciência, história e outros.

Luigi 
7º ano



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Além da Magia

Eu conheci este livro no dia do meu aniversário de 12 anos, eu ganhei ele da minha amiga Beatriz. Você também já ganhou, com certeza, um...