quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Harry Potter- relendo


Harry Potter é um livro muito bom de ler, principalmente para quem não é muito fã de leitura, mas gosta da série de filmes e da história de Harry Potter em si.  Não andava muito querendo ler nenhum livro, confesso, porém durantes as férias de julho fiquei um pouco entediada e um dia resolvi pegar um dos livros que estava na minha prateleira para ler, esse livro era “Harry Potter e a ordem da Fênix”.  Sim, já li todos os livros da série de Harry Potter, mas pelo fato deste ser o maior deles, com mais de 700 páginas, não me lembrava de muitos detalhes e achei legal reler.
“Harry Potter e a ordem da fênix” é o livro considerado pela autora o mais sombrio da série, nele Harry está adolescente, com 15 anos, e seu comportamento evidentemente muda em relação aos outros livros.
No começo da história Harry está de férias na casa dos Dursley, aflito com a volta de você-sabe-quem, faz de tudo para obter notícias sobre o que ele poderia estar tramando, porém seus tios não deixam Harry assistir ou ler os jornais, e Rony e Hermione não mandam cartas com mais de 2 frases pelo menos. Assim Harry se sente completamente excluído por seus amigos e de fato demonstra uma atitude revoltada, gritando algumas vezes, principalmente por descobrir sobre a Ordem muito mais tarde que os outros. A Ordem da Fênix é uma sociedade secreta criada para derrotar o lorde das trevas.
Na volta para Hogwarts, Harry descobre que Dumbledore está enfrentando muitos problemas pelo fato de o Ministério da Magia se recusar a acreditar na volta de Lord Voldemort. Harry também enfrenta alguns problemas por esse fato, pois vários alunos de Hogwarts e alguns amigos, prováveis leitores do “Profeta Diário”, também não acreditam em Harry, além das detenções da nova professora de defesa contra artes das trevas, Dolores Umbridge.
A professora Umbridge com certeza é a personagem do mundo de Harry Potter mais odiada, E COM RAZÃO, se você é fã de Harry Potter ou já viu os filmes, provavelmente concorda comigo. Ver as cenas que ela aparece no filme já dá muita raiva, imagina no livro, muito mais agoniante.
Ela é a nova professora de defesa contra as artes das trevas e uma tentativa do ministério de intervir em Hogwarts, assim se recusando a dar sua matéria prática e ensinar apenas a parte teórica, o que está nos livros, que foram renovados e que têm apenas a utilidade para os alunos passarem nos N.O.M´S (provas importantes que definirão as carreiras dos estudantes). Umbridge também tinha a tarefa de espionar Dumbledore, a pedido de Fugde (Ministro da Magia), que em seu maior grau de paranoia achava que Dumbledore queria roubar seu cargo de ministro.
A pedido de alguns amigos, Harry formou a chamada “Armada de Dumbledore”, que tinha como objetivo ensinar a forma prática da defesa contra as artes das trevas, preparando-os para a volta do lorde das trevas.
Eu gosto muito desse livro pois ele tem uma abordagem mais sombria da história, mostrando o amadurecimento dos personagens, principalmente de Harry. Porém a história não tem apenas momentos sombrios e mais sérios, não, tem momentos bem engraçados, com a magia e delicadeza que já conhecemos.
“-Então? – Perguntou-lhe a professora, zangada- É verdade? - É verdade o quê? – Perguntou Harry, um pouco mais agressivamente do que pretendia - Professora? – Acrescentou tentando parecer mais educado.
 - É verdade que você gritou com a professora Umbridge?- Sim, senhora.
- Chamou-a de mentirosa?
-Chamei.
- Disse a ela que que Aquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado voltou?-Sim, senhora.A professora McGonagall sentou-se na escrivaninha, observando Harry com a testa enrugada. Então disse:- Coma um biscoito, Harry.” (página, 184)

Também são abordados temas mais políticos, como o ministério, forma de governo, intervindo na mídia, Profeta Diário, e em Hogwarts, escola. Além do F.A.L.E, organização de ajuda aos elfos domésticos, criada por Hermione, da qual ela fala muito durante o livro.
Também é apresentada uma das melhores personagens da série, Luna Lovegood. Porém também perdemos um personagem, um dos meus favoritos, Sirius Black.
Enfim, amo esse livro e super recomendo, não tenham preguiça, vale muito a pena.

Beatriz
9º ano


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Além da Magia

Eu conheci este livro no dia do meu aniversário de 12 anos, eu ganhei ele da minha amiga Beatriz. Você também já ganhou, com certeza, um...