terça-feira, 11 de setembro de 2018

Os Gregos me Surpreendem... Mas também me Decepcionam!

ALERTA ANTI-SPOILER!  (SE VOCÊ QUISER MAIS DETALHES SOBRE O LIVRO; LEIA-O!)

O livro “Grandes gregos”, coleção Saber Horrível, escrito por Terry Deary e ilustrado por Martin Brown (editora Melhoramentos), tem a premissa de te apresentar a cultura grega, história, religião, crenças, invenções e etc. de um jeito mais cômico e informal.
           O livro me chamou atenção por dois motivos: desde pequeno ouvia histórias sobre a mitologia grega, assim até hoje tenho interesse nesse povo antigo; também sabendo a pegada mais comédia e descontraída da coleção Saber Horrível, queria ver como os temas seriam abordados nesse estilo narrativo.
       Confesso que em algumas partes do início eu fiquei um pouco desanimado com o livro, mas comecei o show de estranhamentos (no bom sentido) e gargalhadas, já que por mais que eu soubesse alguns fatos, a sátira neles é bem boa; sendo as melhores: a linha do tempo, que apresenta de uma forma bem resumida de fatos importantes da Grécia de uma forma fácil de entender; o diário da mulher de Agamenon, pois sua comédia especifica muitos detalhes; além da narrativa em primeira pessoa ser bem legal; Alexandre o Grande, uma (ótima) sequência de quadrinhos, um apresentador de televisão narrando ao próprio Alexandre sua história.
        Como visto acima, o que mais me agrada é o humor, mas o que realmente desperta essa sensação são os elementos complementares do livro (o que não é escrita de informação direta/formal), sendo eles: suas imagens e leitura em quadrinhos, que sempre fazem e/ou intensificam as piadas, além de mostrar a informação de uma forma bem simplificada e fácil entendimento; seu hábito de perguntas de múltipla escolha ao leitor (QUE SÃO MUITO ALEATÓRIAS), apresentando a resposta virada de cabeça para baixo, que, graças  à boa imersão e fluidez do livro, instiga a virar o livro e ler a resposta. O livro tem seu estilo voltado para o infanto-juvenil de um jeito bem assumido (tanto que na introdução dizem que você aprenderá de um jeito que seu professor não ensinou), tendo as partes “desafie seu professor”, que dão perguntas muito específicas (inúteis) para seu professor errar (uma “felicidade” que apenas um aluno sabe como é bom).
           Um fato confuso dessa coleção é como a leitura dessa série sempre me agrada bem, mas se  apresentam alguns textos comentários (sem spoiler e fatos aprofundados), você pode achar a coleção BEM repetitiva (apenas mudando os temas trabalhados); se você ler, repara que os artifícios de comédia da coleção se repetem, mas não enjoam fácil (até gora li 3 livros Saber Horrível).
            Um ponto negativo é que, se você sabe consideravelmente sobre os Gregos, algumas piadas ficam muito previsíveis, isso acontece pois algumas sátiras não são tão bem trabalhadas como outras.
Assim a nota do livro é 4/5!


            By Marino
6º ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Além da Magia

Eu conheci este livro no dia do meu aniversário de 12 anos, eu ganhei ele da minha amiga Beatriz. Você também já ganhou, com certeza, um...