segunda-feira, 17 de setembro de 2018

A Cidade Que Apaga



E aí, gente, hoje eu irei comentar sobre o livro ”A Cidade Das Sombras”, da autora Jeanne DuPrau. Quando eu vi esse livro pela primeira vez ele me chamou pela sua sinopse, porque parecia um livro de suspense e eu adoro suspenses, e eu estava certo.
Esse livro conta a história de uma cidade bem antiga conhecida como a cidade de Ember, que nos últimos anos misteriosamente começou a ter um problema no gerador de energia e isso fazia a cidade ter apagões e postes queimados constantemente, mas esse nem era o maior problema daquela cidade, o maior problema dela era: quem iria querer trabalhar no subterrâneo para arrumar o gerador e resolver o mistério? Então para a cidade não entrar em ruínas e nunca mais ter energia, existia um sistema de distribuição de empregos aos jovens que acabavam de finalizar a escola, os alunos que terminavam o último ano da escola iam na mesa do professor no último dia de aula e pegavam um papel, nesse papel estaria escrito o rumo da sua vida, o seu trabalho, sua única oportunidade de trocar o seu trabalho seria só três anos depois. E eu aposto que ninguém de nós e nenhum daqueles alunos iriam querer fazer uma coisa que você não gosta por 3 anos e tudo isso sendo decidido por sorte.
 Foi nesse sorteio que nos apresentam os dois protagonistas dessa história, Lina e Doon, Lina é uma garota loira bem animada e sorridente e Doon é um cara bem estressado e rabugento, Lina quer ser uma mensageira porque é um trabalho em que ela pode correr pelas ruas e ser alegre, e Doon quer ser ajudante de eletricista ou trabalhar nas canalizações (subterrâneo) porque ele queria verdadeiramente salvar a cidade do breu total. Porém as coisas não são como eles esperam e a Lina pegou as canalizações e o Doon o mensageiro, então eles decidem trocar de emprego, mesmo isso não sendo permitido.
 Então Doon, nas canalizações, e Lina, como mensageira, começam a desvendar os mistérios da Cidade De Ember.
 Eu gostei desse livro porque eu adoro o gênero suspense, e ele está muito presente nesse livro. Um exemplo desse suspense no livro é que bem no começo do livro um dos fundadores da cidade Ember comenta sobre uma caixa com uma mensagem dentro dela, e a gente só descobre o que é essa mensagem no final do livro. Eu também gostei porque é um livro que você não cansa de ler porque sempre está acontecendo alguma coisa na narrativa. Esse é o meu comentário sobre o livro “A Cidade Das Sombras”.
Leonardo

9º ano



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Além da Magia

Eu conheci este livro no dia do meu aniversário de 12 anos, eu ganhei ele da minha amiga Beatriz. Você também já ganhou, com certeza, um...