terça-feira, 29 de outubro de 2019

Um único passo faz diferença?


Olá, caro leitor! Que bom encontrar você aqui! J Gostaria de fazer um avizinho rápido, caso você esteja interessado em ler o livro, cuidado, esse texto contém spoilers.
          Aproveitando a sua presença, deixe-me falar sobre o livro que li recentemente. “A cinco passos de você”, um dos melhores romances que eu já li (chegou até a virar filme!), escrito por Rachael Lippincott junto a Mikki Daughtry e Tobias Laconis. Esse livro, que trará déjà-vu’s a todos os leitores de “A culpa é das estrelas”, conta a história de Stella, uma menina cética, bem organizada e decidida a exterminar sua Fibrose Cística, uma doença hereditária onde o muco pulmonar bloqueia as vias aéreas da pessoa, impedindo-a de respirar sem o auxílio de medicações e por poucas vezes de máquinas, mas há uma salvação, se o paciente fizer uma cirurgia de transplante pulmonar, estará livre da doença por aproximadamente cinco anos.
       Stella passa grande parte de sua vida no hospital, que é onde ela conhece Will, um garoto “rebelde” que também sofre de Fibrose Cística (embora não de a mínima para ela), além de ter que lidar com um pequeno adicional, a Burkholderia Cepacia, uma bactéria incurável e contagiosa (aos portadores de Fibrose Cística) que o impede de fazer o transplante pulmonar. Will está determinado a viver a vida normalmente, como se a Fibrose Cística e a “B Cepacia” não fizessem parte da sua vida, tentando viver, viajar, conviver com amigos como uma pessoa que não precisasse passar pelos transtornos de sua doença.
Stella e Will, embora sendo completos opostos, se apaixonam. Mas a regra é clara, todos os portadores de Fibrose Cística não podem chegar mais perto do que seis passos de distância um do outro. Um toque pode ser fatal, mas será que um único passo pode fazer diferença? Embora nossos personagens achem que não, ainda assim é uma ação perigosa. O hospital que surpreendentemente tem uma piscina é o lugar perfeito para o encontro dos dois, ainda que sem o privilégio de poder nadar juntos. Mas uma atitude é tomada, como a Fibrose Cística sempre “roubou” um pouco da vida normal de adolescente que eles poderiam ter tido, eles decidiram se tornar os ladrões dessa vez e roubar um passo, tendo todos os seus encontros sempre a cinco passos um do outro.
Will, sem intenção, acaba convencendo Stella a fugir do Hospital e ir conhecer o “mundo” sem se preocupar com a Fibrose Cística, eles assim resolvem ir patinar no gelo, um barulho é escutado e o gelo se quebra fazendo com que Stella caia na água, Will a remove do fundo do lago, e ignorando todas as regras de convivência, faz respiração boca-a-boca para reanimar sua amada. Assim que ela acorda, eles recebem uma ligação desesperada do hospital informando que um pulmão havia chegado para um transplante para Stella.
Agora, se o transplante deu certo ou não, ou se a Stella contraiu “B Cepacia” ou não, é com você. Já te introduzi à história, se você realmente se interessou eu sei que vai querer ler. E confie em mim, o livro é bem melhor que o filme J.

Luíza
8º ano


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Além da Magia

Eu conheci este livro no dia do meu aniversário de 12 anos, eu ganhei ele da minha amiga Beatriz. Você também já ganhou, com certeza, um...