segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Lugar nunca (como o nome do livro deveria ser se a tradução fosse melhor)


                                                                                                
Eu decidi ler esse livro, porque meus pais mandaram, porém valeu a pena. O nome do livro é “Lugar nenhum”, porém deveria ser “Lugar nunca”, pois em inglês (a língua original do livro) o nome é Neverwhere. Esse livro foi escrito por Neil Gaiman.
  O livro começa falando um pouco da vida do personagem principal, Richard Matthew. Richard morava em londres e tinha uma vida normal. Certo dia, quando estava com sua esposa a caminho de um jantar com o chefe dela, uma menina apareceu na frente dele sangrando. Ela pediu ajuda e Richard ia chamar a ambulância, mas a menina pediu para que ele não fizesse isso e só a mandasse para um lugar seguro. A esposa do protagonista, que sabia que o jantar com o chefe era importante e não queria chegar atrasada, pediu ao marido que deixasse que a próxima pessoa ajudasse a garota e que fossem para o restaurante. Ele recusou a oferta e levou a garota para casa.
  Depois de um tempo conversando com a menina, Richard descobriu que o nome da menina/dela era Door e que ela estava sendo perseguida por dois homens, pois tinha um poder de abrir portas. Além disso, Matthew descobriu que tinha além de uma Londres normal uma Londres de baixo, que estava presa em muitos momentos no tempo. Richard foi acompanhar Door para Londres de baixo. 
  De tempos em tempos na Londres de baixo tinha um mercado que mudava de lugar todas as vezes. A dupla foi ao mercado e lá achou o Marquês de Carabás. O Marquês era um homem extremamente capaz, que por ser salvo pelo pai da Door, tinha uma dívida com ela. Door queria descobrir porque mataram sua família e porque estava sendo perseguida. No mercado tinha uma lei de não violência, mas para Door poder sair do mercado em segurança precisava de uma guarda costas. Depois de um concurso de luta, Door escolheu a vencedora, Hunter.
  Juntos o quarteto foi para a antiga casa de Door para ver alguma pista de o que fazer. O Marquês achou uma nota para ir para a casa do anjo Islington então foram lá. Para chegar na casa do anjo precisavam passar por um labirinto com uma besta. Hunter lutou contra a besta e perdeu, mas com a besta já enfraquecida Richard acertou a besta com uma lança e a matou. Com a besta morta eles conseguiram chegar na casa de islington. (ALERTA SPOILERS!) Mal eles esperavam mais era uma armadilha. Os dois homens que queriam matar Door estavam lá esperando e o anjo, que os protagonistas acharam que era bondoso, na verdade tinha contratado os capangas. Ele precisava de Door para abrir a porta do paraíso por ele. A garota estava preparada para abrir a porta, mas em vez de abrir para o paraíso, abriu para o pior lugar que pode pensar. A porta ao ser aberta começou a puxar todos para ela. Door, O Marquês e Richard conseguiram se segurar, mas o anjo e os capangas foram puxados.
Richard continuou na Londres de baixo, com Door, e o Marquês finalmente pagou sua dívida. Assim acaba o livro.
  Achei o livro bem divertido. A Londres de baixo na verdade era um lugar preso em vários tempos (por isso Lugar nunca) e achei isso muito interessante. Por exemplo, por um tempo Londres não tinha esgoto, mas tinha muita poluição então fedia muito. Na Londres de baixo do livro tem um lugar em que esse tempo continua. Recomendo a leitura, mas se você leu a parte com spoilers o livro perde parte da graça. Ainda assim se você se interessou teve muitos acontecimentos interessantes e importantes que eu não contei, então a leitura pode ser agradável de qualquer jeito.

Gil
9º ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Além da Magia

Eu conheci este livro no dia do meu aniversário de 12 anos, eu ganhei ele da minha amiga Beatriz. Você também já ganhou, com certeza, um...