Sandman (1989 a 1996), escrito por Neil Gaiman, conta
principalmente a história de Sandman um Perpétuo que domina os sonhos. MAS O
QUE SÃO OS PERPÉTUOS?
Perpétuos
(no universo da DC Comics) são personificações dos principais aspectos da vida,
sendo eles em ordem de nascimento: Destino, Morte, Sonho, Destruição, Ganância,
Desespero e Delírio. Eles se chamam assim porque vão viver até o último ser
vivo. MAS OS “PERPÉTUOS” SÃO DEUSES?
Não. Os
Perpétuos são os que gerenciam os aspectos da vida, os “deuses” seriam
interpretações dos Perpétuos pelos humanos ou personagens de histórias. Com
esses conhecimentos prévios, apresentamos o protagonista:
Sonho,
ou mais chamado de Sandman ou Morpheus, tem sua forma humana como um homem
alto, pálido, cabelo e olhos escuros, sendo que as pupilas de seus olhos são um
branco brilhante, representando um céu estrelado. Veste uma túnica preta, anda
com uma cara de sonhando acordado, um pouco melancólico, muito sincero, sendo
as vezes grosso por isso. Tem três relíquias que o ajudam a fazer seu trabalho:
um capacete de viagens para qualquer lugar; um rubi da essência do sonho, que
guarda boa parte de seu poder; e uma algibeira com aldeia mágica que traz o sonho
às pessoas. Seu reino (lugar de domínio e “trabalho”) é o Sonhar, onde pode
trabalhar e cuidar dos sonhos.
Em 1916,
uma ceita pretendia invocar a Morte, para assim manipular os poderes dela e
conseguir vida eterna, mas o ritual foi falho e acabou prendendo Sandman, nesse
instante uma menina dorme e nunca mais acordará, um menino acaba tendo seu
sonho interrompido e entra em estado catatônico para o resto da vida. E um
jovem de 14 anos, que havia mentido sua idade para entrar na 1° Guerra Mundial,
tem pesadelos de guerra acordado e não consegue mais dormir.
Esses
foram apenas alguns exemplos, pois o caso da “doença do sonho” se estende até
1988, quando um vigia de Morpheus pega no sono e acaba deixando o Perpétuo
invadir o seu sonho, assim escapando.
Quando
chega ao Sonhar, Sandman percebe que suas ferramentas foram roubadas e seu
reino está em completa decadência, assim ele decide buscar suas relíquias.
A
primeira estava com John Constantine, um homem que pôs a algibeira em um bazar,
mas ao buscar o item, se deu conta de que sua ex-namorada estava com a
ferramenta de Morfeus, assim foi a casa da moça, mas estava totalmente
abandonada. Eles investigam os quartos e a acham em um estado decadente, cheia
de feridas e um pouco desfigurada; a única coisa que a mantinha viva era a
areia da algibeira, fazendo-a sonhar com um mundo magnífico. Como um ato de
misericórdia, Sandman dá a ela um último sonho bom; assim partindo ao para a
próxima relíquia.
Ele chega ao inferno e fala a Lúcifer que um
de seus demônios está com seu capacete. Lúcifer chama todos os demônios para
confessar a aquisição do elmo, um se manifesta, e diz que só vai dar o item se
Sonho o vencesse em um duelo imaginário.
O duelo
funciona do seguinte modo: os duelistas têm que falar uma “coisa (objeto ou ser
vivo)” mais que o outro até um gaguejar. A batalha começa com um lobo e um
caçador, mas no final Sonho parece encurralado quando o demônio fala “eu dou a
anti-matéria”, mas Morpheus vence rebatendo “eu sou a esperança”.
Quando
Sonho ia embora Lúcifer falou que, se quisesse, os demônios poderiam matá-lo
pois ele não tinha poder no inferno, então o Perpétuo disse (essa magnífica
frase): “O que seria do inferno se os demônios não pudessem sonhar com o paraíso?”
Assim os todos ficaram calados e deixaram Sonho ir embora.
Nisso
vemos um prisioneiro desfigurado, chamado John Dee, em um manicômio, ele recebe
a notícia de que sua mãe morreu, e acaba fugindo e pegando o revólver de um
guarda. Dee faz uma mulher dar-lhe carona até um local, assim revelando que ele
já tinha usado e manipulado o rubi de Sandman para controlar o mundo, mas foi
detido e internado no manicômio por isso, assim desabafando sobre sua vida com
a moça da carona, que o trata delicadamente e gentilmente.
Enquanto
isso, Sonho descobre a localização do Rubi e vai lá, mas quando pega o
artefato, sua energia é sugada pelo objeto (lembrando da modificação que foi
feita por Dee); assim desmaiando.
A
narrativa volta a John quando a moça o deixa no destino, ela até o consola
dizendo que tudo vai dar certo para ele, o homem agradece a moça parecendo que
ele tem sentimentos, mas era tudo fachada; ele dá um tiro a queima roupa na
cabeça da mulher, assim mostrando quão sádico e manipulador ele pode ser. John
encontra Morpheus caído ao lado do rubi, o pega e esnoba o Perpétuo.
Ele
chega a uma cafeteria 24 horas e faz com que todos esqueçam o tempo, assim os
fazendo ter um tipo de paranoia a cada hora, e acaba matando a todos (essa
parte serve para mostrar o quão poderoso é o poder dos sonhos se usado de
maneira errada). Até que chega Sandman e batalha com o psicopata, num golpe
muito poderoso Dee quebra o rubi, achando que venceu, mas ele apenas fez a
essência dos sonhos voltar a Sonho. Assim ele tem sua memória apagada e volta
ao manicômio.
Depois
de alguns meses, Morpheus se encontra com a Morte, e tem uma discussão com ela,
o motivo é porque seu irmão acha o trabalho dele difícil, mas ela diz que o
sonhar é lindo, todas as pessoas querem sonhar, mas morrer... ninguém quer
morrer! Ela tem de tirar as pessoas a força, sendo tratada com desdém, uma
maldição, mas ela só transita a pessoa ao eterno.
Resolvida
a discussão eles vão buscar as pessoas para o último suspiro. Nisso vemos como
Morte, mesmo parecendo uma gótica e se vestindo de roupas negras, é
superdivertida, animada e gentil.
Sandman
é um dos meus quadrinhos preferidos pois ele não é de super-herói, mas reflete
muitas questões sociais e a insanidade, sendo os traços psicodélicos muito
legais e os personagens muito cativantes. Não espere algo previsível espere
algo diferente. Outro ponto muito bom é o universo que é apresentado, sendo a
história que contei a primeira saga de Sandman, pois depois ela se expande
muito, criando tramas com os 7 Perpétuos, e até com outras mitologias!
Sandman
é uma experiência de leitura, por isso recomendo ler as HQs se tiver gostado
desse texto.
Marino
7º ano
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