quarta-feira, 27 de março de 2019

Apresentando Morpheus, o “Deus” dos Sonhos.


         Sandman (1989 a 1996), escrito por Neil Gaiman, conta principalmente a história de Sandman um Perpétuo que domina os sonhos. MAS O QUE SÃO OS PERPÉTUOS?
            Perpétuos (no universo da DC Comics) são personificações dos principais aspectos da vida, sendo eles em ordem de nascimento: Destino, Morte, Sonho, Destruição, Ganância, Desespero e Delírio. Eles se chamam assim porque vão viver até o último ser vivo. MAS OS “PERPÉTUOS” SÃO DEUSES?
          Não. Os Perpétuos são os que gerenciam os aspectos da vida, os “deuses” seriam interpretações dos Perpétuos pelos humanos ou personagens de histórias. Com esses conhecimentos prévios, apresentamos o protagonista:
            Sonho, ou mais chamado de Sandman ou Morpheus, tem sua forma humana como um homem alto, pálido, cabelo e olhos escuros, sendo que as pupilas de seus olhos são um branco brilhante, representando um céu estrelado. Veste uma túnica preta, anda com uma cara de sonhando acordado, um pouco melancólico, muito sincero, sendo as vezes grosso por isso. Tem três relíquias que o ajudam a fazer seu trabalho: um capacete de viagens para qualquer lugar; um rubi da essência do sonho, que guarda boa parte de seu poder; e uma algibeira com aldeia mágica que traz o sonho às pessoas. Seu reino (lugar de domínio e “trabalho”) é o Sonhar, onde pode trabalhar e cuidar dos sonhos.
            Em 1916, uma ceita pretendia invocar a Morte, para assim manipular os poderes dela e conseguir vida eterna, mas o ritual foi falho e acabou prendendo Sandman, nesse instante uma menina dorme e nunca mais acordará, um menino acaba tendo seu sonho interrompido e entra em estado catatônico para o resto da vida. E um jovem de 14 anos, que havia mentido sua idade para entrar na 1° Guerra Mundial, tem pesadelos de guerra acordado e não consegue mais dormir.
            Esses foram apenas alguns exemplos, pois o caso da “doença do sonho” se estende até 1988, quando um vigia de Morpheus pega no sono e acaba deixando o Perpétuo invadir o seu sonho, assim escapando.
            Quando chega ao Sonhar, Sandman percebe que suas ferramentas foram roubadas e seu reino está em completa decadência, assim ele decide buscar suas relíquias.
            A primeira estava com John Constantine, um homem que pôs a algibeira em um bazar, mas ao buscar o item, se deu conta de que sua ex-namorada estava com a ferramenta de Morfeus, assim foi a casa da moça, mas estava totalmente abandonada. Eles investigam os quartos e a acham em um estado decadente, cheia de feridas e um pouco desfigurada; a única coisa que a mantinha viva era a areia da algibeira, fazendo-a sonhar com um mundo magnífico. Como um ato de misericórdia, Sandman dá a ela um último sonho bom; assim partindo ao para a próxima relíquia.
             Ele chega ao inferno e fala a Lúcifer que um de seus demônios está com seu capacete. Lúcifer chama todos os demônios para confessar a aquisição do elmo, um se manifesta, e diz que só vai dar o item se Sonho o vencesse em um duelo imaginário.
            O duelo funciona do seguinte modo: os duelistas têm que falar uma “coisa (objeto ou ser vivo)” mais que o outro até um gaguejar. A batalha começa com um lobo e um caçador, mas no final Sonho parece encurralado quando o demônio fala “eu dou a anti-matéria”, mas Morpheus vence rebatendo “eu sou a esperança”.
            Quando Sonho ia embora Lúcifer falou que, se quisesse, os demônios poderiam matá-lo pois ele não tinha poder no inferno, então o Perpétuo disse (essa magnífica frase): “O que seria do inferno se os demônios não pudessem sonhar com o paraíso?” Assim os todos ficaram calados e deixaram Sonho ir embora.
            Nisso vemos um prisioneiro desfigurado, chamado John Dee, em um manicômio, ele recebe a notícia de que sua mãe morreu, e acaba fugindo e pegando o revólver de um guarda. Dee faz uma mulher dar-lhe carona até um local, assim revelando que ele já tinha usado e manipulado o rubi de Sandman para controlar o mundo, mas foi detido e internado no manicômio por isso, assim desabafando sobre sua vida com a moça da carona, que o trata delicadamente e gentilmente.
            Enquanto isso, Sonho descobre a localização do Rubi e vai lá, mas quando pega o artefato, sua energia é sugada pelo objeto (lembrando da modificação que foi feita por Dee); assim desmaiando.
            A narrativa volta a John quando a moça o deixa no destino, ela até o consola dizendo que tudo vai dar certo para ele, o homem agradece a moça parecendo que ele tem sentimentos, mas era tudo fachada; ele dá um tiro a queima roupa na cabeça da mulher, assim mostrando quão sádico e manipulador ele pode ser. John encontra Morpheus caído ao lado do rubi, o pega e esnoba o Perpétuo.
            Ele chega a uma cafeteria 24 horas e faz com que todos esqueçam o tempo, assim os fazendo ter um tipo de paranoia a cada hora, e acaba matando a todos (essa parte serve para mostrar o quão poderoso é o poder dos sonhos se usado de maneira errada). Até que chega Sandman e batalha com o psicopata, num golpe muito poderoso Dee quebra o rubi, achando que venceu, mas ele apenas fez a essência dos sonhos voltar a Sonho. Assim ele tem sua memória apagada e volta ao manicômio.
            Depois de alguns meses, Morpheus se encontra com a Morte, e tem uma discussão com ela, o motivo é porque seu irmão acha o trabalho dele difícil, mas ela diz que o sonhar é lindo, todas as pessoas querem sonhar, mas morrer... ninguém quer morrer! Ela tem de tirar as pessoas a força, sendo tratada com desdém, uma maldição, mas ela só transita a pessoa ao eterno.
            Resolvida a discussão eles vão buscar as pessoas para o último suspiro. Nisso vemos como Morte, mesmo parecendo uma gótica e se vestindo de roupas negras, é superdivertida, animada e gentil.
            Sandman é um dos meus quadrinhos preferidos pois ele não é de super-herói, mas reflete muitas questões sociais e a insanidade, sendo os traços psicodélicos muito legais e os personagens muito cativantes. Não espere algo previsível espere algo diferente. Outro ponto muito bom é o universo que é apresentado, sendo a história que contei a primeira saga de Sandman, pois depois ela se expande muito, criando tramas com os 7 Perpétuos, e até com outras mitologias!
            Sandman é uma experiência de leitura, por isso recomendo ler as HQs se tiver gostado desse texto.
Marino
7º ano



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