segunda-feira, 8 de abril de 2019

Sonata para violoncelo nº 3



Sobre o livro “Se eu ficar”, da autora Gayle Forman. Decidi ler esse livro por uma indicação gritante da minha amiga, que não me deu muita opção em relação a essa leitura. Esse livro começa de uma forma bem suave, em um cenário reconfortante, construído pela narração de Mia, que fala de uma manhã que, apesar de estar fria na sua pequena cidade localizada no estado de Washington, nos Estados unidos, sua casa parece um ambiente bem agradável, com toda sua família indo tomar café, sendo esses, Mia, sua mãe, seu pai, e seu irmão mais novo, Teddy, que na maioria das suas memórias é quem agita toda a casa.
 A família decide fazer uma visita de carro aos avós paternos de Mia e Teddy, e a partir do acidente que ocorre nessa viagem o cenário da história muda completamente. A colisão do carro de Mia com um caminhão traz a ela uma condição muito estranha na qual sua consciência deixa seu corpo e fica tendo uma visão, na terceira pessoa, de tudo que está acontecendo; assim Mia descobre que seus pais estão mortos e seu corpo está em estado grave, porém como sua consciência acompanha seu corpo de certa forma ela não sabe do estado de seu irmãozinho. A narrativa do texto continua dessa forma, com Mia se vendo fora de seu corpo, até que começam a vir pedaços de suas memórias que vão complementando a história enquanto alternam com o presente, em que a menina está internada no hospital.
Escolhi esse título para o texto pois a Sonata para violoncelo nº 3 foi a última música que Mia ouviu com a sua família, e que continuou tocando mesmo após a batida do carro.
Posso dizer que minha experiência de leitura com esse livro foi muito boa, apesar de eu ter ficado impaciente quase toda a metade do livro porque o namorado da Mia nunca chegava para vê-la no hospital:  na minha opinião o livro tem uma linguagem bem fácil de se entender e que, apesar das coisas demorarem para acontecer, a forma como o livro é escrito é bem clara e objetiva. Além da forma como o livro foi escrito, acho que ele possui uma história bem envolvente que prende o leitor. Uma leitura que eu recomendo para qualquer público, pelos motivos citados anteriormente.

Flora,
9º ano



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Além da Magia

Eu conheci este livro no dia do meu aniversário de 12 anos, eu ganhei ele da minha amiga Beatriz. Você também já ganhou, com certeza, um...