segunda-feira, 12 de novembro de 2018

A Economia de forma simples

“Crash – Uma Breve História da Economia” é um livro que, assim como indica o título, aborda o tema econômico, contando a história do dinheiro, e da forma como nós o utilizamos.
Alexandre Versignassi, autor do livro, parte desde o início, contando desde a história da criação do dinheiro em ouro, escambo, moedas, e moedas digitais. Depois parte a explicar termos como a inflação, a bolsa, e as maiores crises econômicas ao redor do globo.
A introdução, abre o livre contando a história da alta valorização das tulipas na Holanda do século XVII. Muitos dos nobres passaram a apreciar este espécime e, seguindo a lógica da lei da oferta e procura [explicadas no livro] (que aponta que, quanto mais pessoas interessadas na compra de algo, maior o valor do mesmo), teve um grandessíssimo aumento no preço, chegando a trezentos por cento anuais.
Porém, uma hora, os nobres não mostravam mais tanto interesse nas flores, agora muito mais caras do que valiam, a procura acabou, quebrando o círculo e fazendo com que o preço abaixasse muito e então, tornando impossível ganhar dinheiro com este hábito. Muitos dos que viviam da venda destas flores, se viram sem nada de um dia para o outro, já que vários haviam vendido seus bens para investir nesse negócio.
Essa foi apenas uma das muitas crises ocorridas ao longo da história citadas nos capítulos deste livro. Este livro é informativo e tem o intuito de explicar melhor este assunto complicado para um leitor que não necessariamente entende de economia. Devido a se tratar de um tema mais complexo, conta com uma leitura demorada, na qual o leitor tende a, algumas vezes, reler um capítulo para melhor compreensão. Seus capítulos contam sempre histórias independentes dos demais, sendo assim, temos várias histórias curtas, ao invés de uma única história grande.
Eu adorei muito o livro pelo motivo de conseguir cumprir a proposta de explicar Economia para alguém que não entende sobre Economia, que é um assunto de difícil compreensão. Recomendo esta leitura para momentos em que você estiver em um local mais reservado, podendo dar total atenção para o livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Além da Magia

Eu conheci este livro no dia do meu aniversário de 12 anos, eu ganhei ele da minha amiga Beatriz. Você também já ganhou, com certeza, um...