terça-feira, 28 de maio de 2019

Decepção encantada

      Como uma grande fã da autora deste livro, Kiera Kass, assim que terminei a coleção de livros “A seleção”, decidi ler “A sereia”, tendo 99,9% de certeza que eu ia amar o livro tanto quanto eu amo a outra coleção, mas acabou que não foi muito assim.
     O livro conta a história de Kahlen, uma jovem de 19 anos que viajou em 1983 com sua família em um navio que veio a naufragar tornando ela, a única sobrevivente do acidente. Mas sua segunda chance tem um preço: ela teria que se tornar uma sereia e, durante 100 anos teria que atrair pessoas com sua voz humana para o fundo do mar, para a morte. Em seu octogésimo ano de pena, ela estava sentindo um remorso gigantesco por todas as vidas que ela tirou, e se sentia ainda pior por saber que teria que continuar tirando vidas por mais vinte anos. Por mais que não suportasse colaborar com aquilo, a água a considerava seu braço direito, já que ela nunca a desobedeceu.
    Ela cumpria sua tarefa muito bem até conhecer Akinli, um humano pelo qual ela se apaixonou, mas não podia ficar com ele e nem mesmo falar com ele, já que sua doce voz o levaria pro mar e o mataria, e a água não permitia que Kahlen se apaixonasse por humanos.
    Diferentemente de “América” (a principal de “A seleção”), logo no começo do livro não suportei muito menos me identifiquei com Kahlen, para mim ela era uma personagem fraca, mimada e egoísta. Além disso, achei o começo do livro bem confuso por misturar alguns flashbacks do naufrágio do navio com o tempo atual da história, trazendo muita informação de uma vez só para introduzir a personagem, a trama do livro e como ela se transformou em uma sereia em dez ou menos páginas.
     Um ponto alto do livro é que por mais que venha uma bomba de informação logo no início, isso abre mais espaço para personagens coadjuvantes sejam melhores explorados e desenvolvidos, e até deixar a principal cada vez mais humana e suportável por estar apaixonada e por estar se relacionando com pessoas de verdade, não só as seduzindo para o mar ou as observando de longe.
      O livro, por mais que cheio de detalhes que eu não gostei, é bom para uma leiturinha paralela (e para se acostumar com tipos de protagonista diferentes, sempre costumamos ler histórias apenas com protagonistas de que gostamos) e é interessante que podemos ver meio que uma mistura da pequena sereia e o seu príncipe em um só personagem.
     Minha frase favorita do livro foi dita pela Água, que é retratada como uma personagem malvada, mas que mostra até que bastante compaixão em sua frase explicando o porquê de não transformar mulheres casadas e com filhos em sereias, mostrando que sempre há o bem no mal e o mal no bem:

“— As esposas sentiriam falta dos maridos. Cantar uma canção que seduz principalmente os homens seria excruciante para uma esposa fiel. E separar a mãe de um filho é o ápice da crueldade.”

Vallentina
8ºano



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Além da Magia

Eu conheci este livro no dia do meu aniversário de 12 anos, eu ganhei ele da minha amiga Beatriz. Você também já ganhou, com certeza, um...